Até mais ver: As baratas com certeza sobreviveriam

quinta-feira, maio 03, 2012

As baratas com certeza sobreviveriam

Comecemos com alguns dados! A velocidade linear de um corpo na superfície da Terra – devido a sua rotação – não é constante, ela varia de acordo com sua latitude e vai de aproximadamente “quase-nada” nos pólos até 1670 km/h no equador. Nós, brasileiros, experimentamos diferentes valores dessa velocidade (ou seja, pessoal que vive no norte e no sul do país estão a velocidades diferentes). Agora, para motivos de simplicidade, vamos dizer que em média todos nós experimentamos 1400km/h.

Ok? Ok! Você está feliz, é uma sexta-feira e você está no caminho da padaria (para comprar pão de queijo) e não se sabe por que diabos… a Terra resolve parar de girar instantaneamente! O que vai acontecer? O que você deve fazer? Você vai ter tempo de pensar nessas questões? Acho que não! Vamos começar levando somente em consideração a sua conservação de momento e depois deixando mais e mais geral, pensando em todas as outras coisas a sua volta.



A Terra parou de girar!! PUF! E você? Bem, como você imagina, seu corpo vai “querer” continuar em sua trajetória… a míseros 1400km/h na direção leste! Você provavelmente não vai sentir muita coisa – cof cof – porque todo o ar a sua volta também vai continuar se movendo a essa velocidade (já que ele também estava girando a essa velocidade) ou seja… você provavelmente sairia “voando” sem saber exatamente o que está acontecendo… até se chocar VIOLENTAMENTE com a construção mais próxima e a leste de você.

Mas, será que os prédios e construções suportariam essa desaceleração repentina… e permaneceriam parados? Acredito fortemente que não! Mesmo as construções mais firmes iriam se desprender e continuar seu movimento junto com você e as massas de ar. Mas ainda podemos pensar um pouco além, será que o solo seria firme o suficiente para se manter no lugar também?

Também acho que próximo a superfície da Terra… não!! Só as rochas mais firmes e bem “presas” ao planeta conseguiriam se manter no lugar. Acha que acabou? Não… além de todo esse caos incrivelmente caótico e cataclísmico, ainda tem mais! Pense nos oceanos. Toda aquela massa oceânica também está girando junto com a Terra, na aproximação que fizemos aqui, a 1400km/h!!

Ou seja, teríamos uma pequena onda de proporções globais se movendo na direção leste a 1400km/h com grande parte de toda a massa oceânica! Fazem idéia do que é isso? Essa onda, meus amiguinhos, faria uma Tsunami parruda parecer uma tênue perturbação na água de um copo.

Pra nossa sorte, temos os Andes a oeste, que deve servir porcamente, como um escudo (é claro, se partes deles não saírem voando também). Tudo isso, estaria acontecendo ao meeeesmo tempo. Demais não? É praticamente a definição de fim do mundo! Acha que pode sobreviver a isso? Difícil! Apenas algumas poucas espécies suportariam tal cataclísma.

Quais? Ursos polares, pinguins e doninhas do ártico. Pensa só, nos pólos essa velocidade é MUITO menor, chegando a singelos milesimos de kilômetros por hora. Para alguem BEM próximo ao pólo, a Terra parar de girar não deve ser lá grande coisa. Talvez suficiente pra te jogar no chão ou mesmo só te desequilibrar.

Quer sobreviver a essa catástrofe iminente? Vá morar nos pólos! Sobrevivendo a toda essa droga, ainda teríamos o efeito de modificar a duração dos dias! Agora o dia duraria cerca de 6 meses, e outros 6 meses de noite (que correspondem a metade do período de órbita da Terra em torno do Sol).

Isso faria maravilhas a sua pele durante os 6 meses de dia e lhe garantiria noites de 6 meses bem fresquinhas e confortáveis . Outra coisa interessante, caso a Terra pare, é que poderíamos perder o nosso campo magnético! Nossa principal linha de defesa contra os terríveis raios cósmicos comedores de criancinhas. Enfim, estaríamos… CONDENADOS!! =D


Até mais ver
Paraquedas

PS: Vamos organizar uma excursão para algum dos pólos?
 
  • Facebook
  • Disqus
  • 17Blogger
comments powered by Disqus

17 Verdades

mr.Poneis disse... [responder]

Lembro de já ter visto um livro infantil muito bomn sobre isso... só não me recordo de onde...

era uma alusão a cuidado com o que desejas, para aquelas pessoas que mencionam como gostariam que o mundo parecenem que por um instante apenas...

até mais ver
mr.poneis

Anônimo disse... [responder]

o que é "parecenem", caro colega Ponei?

Anônimo disse... [responder]

Eu já vi gente comentando sobre isso em vários lugares... e eu não entendo pq as pessoas ficam perdendo tempo em pensar e discutir sobre uma coisa tão absurda, tão impossível. Nem um carro se chocando contra uma barreira de concreto pára instantaneamente. Não existe a menor possibilidade de parar um planeta instantaneamente. Se houvesse um mega choque entre planetas, ainda assim não pararia instantaneamente, talvez até acelerasse dependendo das condições do impacto. São cálculos e considerações sobre uma coisa absurda e impossível. Como se fosse interessante questionar a possibilidade de ao invés de sair, a merda entrar pelo cu.

Bolo de morango *o* disse... [responder]

*MOTHER OF GOD*
.
.
.
O.O
.
.
.
fiquei assustada
.
.
.
qualquer dia a gente marca a excursão pra um dos pólos
\+.- *besos*

Anônimo disse... [responder]

AFFF, pra que um tópico tão escandaloso e tendencioso como este. Qualquer criança sabe disso, quando vi o título achei que tinha data marcada para acontecer, que tinham descoberto algo novo sobre, mas não passa de repetição do mesmo assunto. Quero meus 3 minutos de vida de volta!!!

Anônimo disse... [responder]

então, interessante. Mas a Terra não conseguiria parar do nada ela desaceleraria e antes que ela parasse a gente ja seria esmagado pela pressão do espaço. Ja que a gravidade é possível graças ao campo magnético da Terra. hehe

Anônimo disse... [responder]

eu so sei que se agente vai voar a 1400kmh leste e a agua tambem eu nao vou me afogar nunca. pois estarei na frente . agora so preciso comprar umas assas.

Anônimo disse... [responder]

eu so sei que se agente vai voar a 1400kmh leste e a agua tambem eu nao vou me afogar nunca. pois estarei na frente . agora so preciso comprar umas assas.

Anônimo disse... [responder]

por isso q o pais nao avança e reelegem os mesmos ladroes.....o povo brasileiro e mt ignorante. da pra notar so no teor dos comentarios...hahah a terra parar de girar......q absurdo.... as pessoas por aqui ainda acreditam em magia e folclore, uma irracionalidade q as vezes custa a vida de mts....

Anônimo disse... [responder]

Então vou ir morar no ártico fazer um buraco bem fundo pra morar vou viver amarado a alguma coisa bem firme e criar baratas pra me alimentar e levar uma mulher junto pra repovoar o mundo, seremos Adão e Eva.

Erick! disse... [responder]

Ta sua noticia no Ocioso fala que ela vai parar de girar venho aqui e vejo tudo oque ja sabia,blog lixo se quer leitores faça de algo honesto e nao os enganando na publicidade

Paraquedas disse... [responder]

Cada um acredita no que bem entende... Aliás, a Terra vai parar de girar! É só lerem o último post que fiz, acredito sim no que é dito, claro que não veremos nada.

Luina disse... [responder]

Rebato todo esse texto com um argumento simples: a Terra jamais iria parar de girar repentinamente, pois ela, assim como tudo ao nosso redor, também vai tender a continuar seu movimento. Sendo assim, ela nunca iria parar abruptamente!

Wanderson Sangreal disse... [responder]

Ótima analogia, eu gostei! De verdade! Mas, não deixei de me perguntar sobre algumas coisa... como por exemplo: porque todos os elementos contidos na Terra estariam à mesma velocidade e se ela parasse esses elemento continuariam em uma velocidade grotesca enquanto os seres seriam simplesmente jogado à uma velocidade tão alta!? E o vento!? O que é o vento!? Ele está mesmo a essa velocidade!? Mesmo sem ter massa alguma!? Logo o vento...!? Seria responsável por essa catástrofe...!? Não sei bem a que ponto a Terra seria devastada... o que sei é que isso se baseia em um modelo de simulação impressionante, porém, de certa forma... duvidoso! Sei que ninguém sobreviveria... e que as maiores chances seriam das baratas... mas isso não quer dizer que elas 'sobreviveriam' literalmente... só que o tempo de vida deles seria maior... o que não é tão grande assim já que o ciclo de vida dela não chega a ser tão extenso, no máximo um pouco mais de 1000 dias! Não se esqueça que existem outras formas de vida que também podem sobreviver... mas não dominar!

Anônimo disse... [responder]

O idiota, se você não sabe de física, vou tentar te ensinar um pouco. Seria impossível que a Terra parasse de girar instantaneamente. Para isso, ela iria desacelerando aos poucos, assim como toda a matéria nela presente. E como ela poderia parar, se não há nenhuma força contra seu movimento???? Não há atrito, babaca, o espaço é vácuo. O que pararia a Terra? Qual força? Um corpo tende a manter-se em movimento, desde que não haja forças sobre ele. Estude mais, idiota!

Anônimo disse... [responder]

Certa vez vi isso como uma suposição de cientistas no History Chanel , não é algo que irá acontecer é só imaginação outra forma de acabar com o planeta seria de um pequeno buraco negro no centro da Terra ...

Paraquedas disse... [responder]

Amigos, não estamos discutindo possibilidades e sim dizendo o que aconteceria. Claro que é impossível uma parada repentina, mas a ciência estuda diversas coisas sem sentido e essa é só mais uma delas.

PS: Agradeço pelas visitas.