Até mais ver: Café Filosófico Até Mais Ver - Post #02

domingo, junho 19, 2011

Café Filosófico Até Mais Ver - Post #02

Créditos da Imagem: Rindou

 Um sábio certa vez disse: "Você faz o seu próprio tempo!". Então, vamos tratar de arrumar algum aqui para o blog... Dadas estas circunstâncias vamos começar um post sobre música. Sobre estar tomando o nome do Café Filosófico de maneira tão egoísta, o que eu estou fazendo é testar a idéia que me foi proposta do M do Minutos de Cinismo, que é a de colocar um tema aqui, para que ele seja discutido aqui mesmo no blog seja por posts que remetem ao original, seja pelos comentários. Vejamos como eu me saio...

Dito isso, o tema de hoje é música, ou o pouco que eu entendo dela neste último quarto de século que eu completei lá no longinquo março... mais do que qualquer música com um significado aberto a diversas interpretações, lhes apresentarei o que eu chamo de minha Jinsei Playlist. Não sei se o termo é tão claro, mas seria algo como uma lista de músicas adquiridas ao longo de uma vida... 

Seria como coisas que você já escutou e que talvez possam definir o seu jeito de ser no ouvido de outras pessoas. O que distoa um pouco do Jinsei Fullcourse Menu do manga Toriko no qual eu me inspirei para cunhar o termo (No manga, seria como a sua refeição favorita restrita a pratos distintos desde a entrada, os aperitivos e prato principal, e cada elemento que a compõe ainda mede o seu potencial como pessoa!). 

Todos tem a sua música especial, seja ela secreta ou não, e hoje eu estou declarando ter escutado músicas o suficiente para mostrar para vocês uma lista. Puff... isso vindo de um cara que não sabia quem era a Legião Urbana até os 15 anos de idade... A seleção que vai ser colocada aqui tem mais haver com algumas músicas que me acompanharam nestes 25 anos de idade, do que com qualquer verdade sobre qualquer música que seja melhor que as outras... o que eu convido a todos que lerem este post a fazer o mesmo...

Músicas que te fazer rir, chorar, dançar, cantar, lembrar de alguém ou algo... músicas que descrevem o você que as pessoas veem e o que você gostaria que elas vessem. O que me faz pensar que eu posso estar divulgando algo sério agora... mas agora é ichika bachika (afundar ou nadar)... Sejam meus convidados:

Só lembrando que elas não seguem uma ordem de importância...

#13 - Takano Ai - Ore Ga Seigi Da! Juspion  (Tema de abertura de Kyousu Tokusou Jaspion)


De fato eu devo ser a pessoa menos indicada do planeta para escrever algo assim, dito o pouco que eu escuto música nacional e o quanto eu boio quando meus amigos discutem música (aliás essa idéia de uma Jinsei Playlist é roubada do Virgulino, esperem ansiosos pela lista dele!), mas esta aqui... é uma das primeiras músicas que me deu vontade de aprender quando eu puxo pela memória... e provavelmente uma das peimeiras memórias da minha infância é assistir os shows de heróis Tokusatsu da Manchete... eu tinha o LP que estragou de tanto que eu escutava (não era uma criança responsável) e eu podia fazer uma lista só com Tokusatsu daqui para frente mas visando ser mais criterioso escolho esta para representar todas elas.

#12 - Leandro&Leonardo - Pense em mim (...)


Hahaha... e pra explicar essa... eu sou o único fã de heróis japoneses em casa... e se eu parar para pensar essa dupla foi um fenomeno da época e tocava em tudo quanto era lugar... e de fato diga o que eu disser eu não consigo pensar na música deles como ruim... pode acrescentar um fator nostalgia alto aqui, não os escuto a tanto tempo... E verdade seja dita este comercial já me divertiu bastante...

#11 - Bill Halley and his comets - Rock around the Clock (!!!)


Eu tinha um LP, então não deve ser estranho dizer que eu estava vivo quando inventaram o cd... Mas tem haver com o primeiro toca cd que tivemos em casa, que um tio meu trouxe do Japão, cheio de cds de música japonesa com  ritmos estranhos e letras menos decifráveis quanto o possível o que me fez ignorar o aparelho exceto por um controle de efeitos especiais que vinha junto... até recebermos em cada uma coletânea de rock dos anos 50 e 60 como brinde por uma assinatura do globo rural...

Era tudo em inglês, era ininteligivel para mim mas o ritmo era (ainda é) algo incrível! E esta era a primeira música do cd e o resto é história...

#10 - Angélica - Dança dos Limões ()


Eu fui um fã da Angélica e talz (acredito que esta afirmação me custou caro na pré-escola)... não assisto mais televisão, então sei lá o que ela fazendo da vida artística dela mas quando mais novo assistia ao programa dela e acompanhava aquela novelinha que passava junto "Caça Talentos", eu acredito. Tanto que comprei o cd, para escutar o tema da Fada Bela (...acho que escrevi algo bem esquisito/constrangedor agora...) E ai que nesse mesmo cd tinha essa 'Dança dos limões' que eu escutei bastante na época e que não consigo cantar direito até hoje... sempre perdia a conta...


#09 - Shanya Twain - Man I feel like a woman ()


Essa aqui é mais sobre a minha gratidão as aulinhas de inglês (e seus deveres de casa de tradução)... Eu sou um sujeito que escolhe músicas pelo ritmo em vez da letra, e essa música me fez entender como isso pode custar caro. A lição que eu tirei disso foi como entender o idioma é fundamental para se apreciar boas músicas. Eu ainda escuto muita música que eu ignoro a letra mesmo assim...

#08 - Royal Crown Revue - Hey Pachuco (O Máskara)



Jim Carrey no que eu acredito, seja o seu melhor...  Aliás foi por esse filme que eu conheci o trabalho dele e em uma lista de filmes, este com certeza seria o primeiro. Algo mais haver com intuição do que pensamento e provavelmente é assim com a maioria das músicas que eu gosto. Várias músicas vibrantes para ouvir com certeza é algo que define meu estilo (Penso partilhar este aspecto com as cobras, mas isso já é outro assunto).



#07 - Timão[Pedro Lopes],Pumba[Mauro Ramos]&Simba[Bruno Miguel&Garcia Júnior] - Hakuna Matata (O Rei Leão)


Na versão em português é Hatuna Matata o que diz que eu não sou a único sujeito por ai com uma audição ruim. Se eu tentasse explicar o que Hakuna Matata significa é como o "mon mantai" (mondainai?) dos japoneses. Esquecer dos problemas viver sem reponsabilidades fazer tudo o que der na telha e como eu odeio ser adulto...

Por falar nisso alguém sabe quem são os intérpretes humanos da música? OK, achei... Hail Wikipedia

#07.5 - Clio [Kiara_Sasso], Calíope [Claudja], Melpomene [Marya_Bravo], Tália [Rosa Maria] & Terpsícora [Sabrina] - De zero a herói (Hércules)


Disney de novo... Músicas com vários interpretes simultâneas (corais?) são um outro mundo...

#06 - Gorillaz - Clint Eastwood ()


 E no meu mundo ideal existiriam bem mais bandas ficticias que causam impacto no mundo real... Se existe algo como um ritmo perfieto neste mundo, acredito que bandas assim possam alcança-lo... Mas a atração a parte são os videoclipes...

#06.3 - Hatsune Miku - The world is mine ()


Talvez você não pode definir como outro o conceito de Vocaloid. Ao usar lindas garotas virtuais para cantar por você quando você apesar de ter talento para compor não consegue cantar nada... quanto a música, sinceramente nunca pensei que garotas egoístas pudessem ser tão charmosas...

#05 - Capital Inicial - Rosas e Vinho Tinto ()


E aqui é da época que eu entrei para o ensino médio, parte da minha vida da qual me lembro muito pouco ou é o que todos os encontros da turma formada querem que eu acredite... porque eu me lembro deste disco que me fizeram para me introduzir ao conceito do que é música de verdade... o que eu não duvido que seja verdade por causa desta música... aliás foi nessa época que eu aprendi que Faroeste Caboclo não era forró e que Eduardo e Mônica não era cantada por um caubói bigodudo da Jovem Guarda...

#05.5 - Red Hot Chili Peppers - By the Way ()


Fazia parte do mesmo cd... é uma música muito boa e Red Hot Chili Peppers é banda sensacional, não preciso de muito mais que isso...

#04 - The Marcels - Blue Moon (O Beijo do Vampiro)


E entre um desenho e outro, com vários tokusatsus eu ainda assisti algumas novelas da globo... Pensando bem a Manchete já estava com uma respiração muito fraca na época... então ficou por isso mesmo... A história teve um final bem mais ou menos (boa parte das novelas terminou assim) mas o que fica é uma trilha sonora internacional deveras interessante e esta, a abertura é uma delas... o que faz você pensar que alguém pelo menos é um funcionário dedicado lá na globo, mas eu só estou pensando alto...

Numa nota pouco relacionada, "O Beijo do Vampiro", também é relacionada com uma das sketches do Chico Anísio dentre as quais eu mais ri na vida... sei lá de outros personagens, mas o Bento Carneiro é algo genial, pena que nunca mais vi nada dele por aí...

#03 - Janaína Bianchi - Tema de Pokémon (e sim o nome é esse mesmo...)


A abertura da Jornada Johto era mais bacana, mas como um verdadeiro poketard (ainda se usa esse termo?). Você tem de mencionar esta música... No final das contas era mais facil de cantar que o Pokerap mesmo (são 649 agora, não?)...

#02 - Suzumura Kenichi - With Broken wings (Insert song de Digimon Frontier)


E de pokemon para digimon... Sem querer fazer distinção entre as músicas, essa é mais sobre ter ouvido uma música foda durante o almoço e só poder ter tido acesso a ela completa depois do advento da internet... E quando eu a escutei de novo houve júbilo satisfação! Vocês já devem ter passado por algo parecido, de ouvir uma música e de as vezes não encontrar nada sobre ela (mesmo hoje em tempos de internet)

#01 - Hirano Aya - Cha La Head chala (Dragon Ball/Lucky Star)


A abertura de Dragon Ball Z na versão de Hironobu Kageyama, já é foda... tão foda que é boa até em português... e se você se diz fã de anime tem que curtir esta música ao menos um pouco. E então vem Lucky Star e despretensiosamnte uma garota mais otaku do que eu canta isso num karaoke sem afinação alguma, enquanto grita que música é algo que vem do fundo da sua alma... sério...

Mas se eu tivesse que resumir tudo isso em uma só música...

#00 - All Star - Smash Mouth  (Muitas obras diferentes)


Shrek, Heróis muito loucos, Rat Race, Inspetor Bugiganga e talvez mais um monte de filmes... Eu mesmo conheci por causa da versão ocidental dos filmes de digimon (aliás a trilha sonora é muito boa, recomendo). E de fato algo que eu me disporia a cantar em um karaoke se houvesse um com essa música. E surpreendam-se umadas poucas que eu recomendo por causa da letra! Talvez porque seja sobre se superar e não-desistir coisas as quais eu recorro bastante, mas verdade seja dita é por causa que estamoas aqui, que eu posso ficar as 4 da manhã no inverno escrevendo sobre música por causa de uma idéia originada de um capricho...

Tem muitas outras músicas, muitas delas simplesmente pipocaram na minha memória enquanto eu redigia estas linhas (Bom mas eu lembrei depois então...), mais músicas que eu nem sei o nome, ou se realmente existem. Bom,  tão logo eu junte 314 delas faço um novo post... Enfim esta é o que podemos chamar de trilha sonora da minha vida... Se os demais membros do blog estiverem dispostos, aguardem por listas bem melhores do que esta...

até mais ver
mr.poneis

Ps.: Há tempos que eu queria fazer um post pessoal, sempre quis fazer um top 10, semanas de temas semanais acumulados... realizei várias metas hoje!

Ps2.: Bonus Track (Pena que nunca virou oficial)

Ps3.: Mais tarde figuras e as trilhas para vocês conferirem um pouco de como é ser eu...

Ps4.: Finalmente tudo adicionado...

Ps5.: Editado (JUL-03-2014): Corrigidos mais alguns erros de digitação... Nossa como 3 anos fazem diferença para uma Jinsei Playlist... 
  • Facebook
  • Disqus
  • 2Blogger
comments powered by Disqus

2 Verdades

Paraquedas disse... [responder]

Muito bacana a idéia, gostei mesmo, mas não comentarei sobre as músicas por não tratar de gosto... Talvez um dia eu também faça uma lista das que marcaram minha vida, mas hoje estou empenhado em um antigo projeto que um dia sei que vou parar de escrever, mas sei que também um dia vou retomá-lo e assim terminarei seja quando for.

Até mais ver
Paraquedas

PS: Quem sabe o Virgulino possa revisar meus textos um dia, isto é, se ele aparecer no blog novamente né...

mr.Poneis disse... [responder]

Não precisa ser bem uma lista, quando eu estava escolhendo a minha, a maioria das pessoas que eu perguntei tinha uma música só...

Sobre comentar as músicas... seria terrível, então obrigado por se omitir...

até mais ver
mr.poneis