Até mais ver: O dia de Sagitário

terça-feira, fevereiro 02, 2010

O dia de Sagitário

Haruhiismo
  
Livremente traduzido do: Kurogane´s Anime Blog


Como certamente apontado no post de jpmeyer´s, o fenômeno que é Suzumiya Haruhi explodiu como cogumelos brotando após a chuva. De algo que era virtualmente desconhecido até uma mania (procure no YouTube por Haruhi e você entenderá), o Haruhiismo capturou os corações mentes e almas de todos ao redor do globo, você veementemente incluso.

Agora porque Suzumiya Haruhi tem tal apelo?

Este seria sem dúvidas o carisma pessoal da heroína, Suzumiya Haruhi. Como apontado por Kyon, crianças frequentemente tem uma imaginação sem limites sobre seu ponto de vista deste mundo e um grande interesse em aventuras interessantes e divertidas, o que sem dúvida ser visitado por aliens em OVNIs, encontrar  bem afeiçoadas visitantes do futuro e psíquicos contaria como uma adida. Contudo, conforme quanto mais nós aprendemos sobre as regras que governam este mundo, gradualmente nosso senso comum se desenvolve e suprime nossa imaginação nos conduzindo a obedecer as regras deste mundo.

Assim sendo, Suzumiya Haruhi é a personificação desta curiosidade e da “criança interior” que todos nós humanos temos. Ela se atem firmemente a noção de OVNIs, alienígenas e viajantes do tempo, e tenta com todos os seus esforços entrar em contato com eles , pisando sobre a barreira do senso comum e das regras, ignorando a crueldade contida na realidade de uma vida comum. É esta qualidade que, sem dúvida, atraí as pessoas para ela, que é o desejo de ser como ela, de quebrar os vínculos que prensem as pessoas a uma vida medíocre e as previne de fazer o que elas realmente desejam.

Sua total falta de senso comum em seus métodos para atingir seus objetivos sem dúvida afeta as pessoas. Eu quero dizer, o jeito como ela chantageou o clube de informática para obter um computador e sair por aí fantasiada de coelhinha para promover o seu clube definitivamente traz suspiros de censura a boca de muitos, mas secretamente isto apela a nós de uma maneira subconsciente.

Os membros da brigada SOS por si só são uma parcela da maravilha que é Suzumiya Haruhi no Yuutsu. Sem dúvida, Kyon tem um papel importante na série que é o de ser a perfeito oposto do que é Suzumiya Haruhi. Como um cínico, racional e normal estudante do ensino médio, discordando de sua conduta, mas ainda assim atraído pelo seu jeito de ser, sendo uma existência humana normal.

Mikuru-chan... bem, ela é a Mikuru-chan, e como apontado pela própria Haruhi-sama é ela quem providência o apelo visual para o show sendo o tipo tímida, doce e inocente. Nagato Yuki enquanto isso, empresta ao show, sua atmosfera mística, que depois da revelação de que ela e Haruhi realmente não são seres humanos, o que estabelece ao show a razão de ser do comportamento de Haruhi e das demais coisas fascinantes que estão por vir.

Obviamente, quando falamos de anime, outro fator que vem a mente quando consideramos a rápida propagação do fenomeno que é o Haruhiismo. Sem sombra de dúvidas, o fato de que a animação era do estúdio KyoAni, famoso pela sua recente lista de produções de alta qualidade, tais como Fumoffu, Air e Second Raid, ajudou as pessoas a ter uma ideia do quem estava por vir. Uma marca realmente ajuda a definir os animes que as pessoas vão assistir na temporada, devido a absurda quantidade de séries estreando. Honestamente falando, eu não teria dado a devida atenção a Suzumiya se ela fosse uma produção de estúdios como Xebec ou Gonzo.

O infame primeiro episódio de Suzuharu indubitavelmente teve uma grande parte em sua divulgação, tal qual humanos tendem a voltar as suas atenções por coisas negativas do que pelas positivas. O simples fato de que o episódio consistia de um vídeo amador produzido por estudantes, e o fato de que estava sendo produzido por um estúdio de renome instantaneamente atraíram muitos espectadores, especialmente com a falta de informação sobre a série em si. É claro quando saiu o segundo episódio, muitos otakus demonstraram seu interesse, e a KyoAni surpreendeu a todos por produzir o que, na minha humilde opinião foi o melhor episódio de anime dos últimos tempos.

Em adida, qualquer discussão do anime Suzuharu seria com certeza incompleta sem mencionarmos a infame sequência de dança no encerramento performe pelos membros da brigada SOS. A música animada adjunta de uma incrível sequência coreografada (instruções disponíveis aqui e aqui) teve um efeito mesmérico que além de difícil de explicar tornou-se um fenômeno cultural a parte, incrivelmente considerando a data de seu lançamento (apenas três semanas), com a infame paródia a Gundam, e mais recentemente a versão ao vivo. Sem dúvida, a sequencia de encerramento se estabeleceu como uma das mais memoráveis dos animes.

Sem dúvida, o fenômeno Haruhiismo veio para ficar e teve seu impacto sobre a massa otaku. Eu pessoalmente nunca vi tamanho sucesso alcançado por um show, com apenas três semanas após a sua estreia. Esperançosamente os logros de Haruhi vão continuar até o fim do show, e eu não tenho receios quanto a isso, a julgar pelas coisas que eu tenho ouvido a respeito.

Para futura referência: あ¹ あ²

Até mais ver
Mr.Poneis

 Ps.: É tinha um bom tempo que eu queria traduzir isso aqui e acabou envelhecendo um pouco, mas é um texto muito bom com o qual eu aprendi bastante. My thanks to the Kurogane Anime Blog (if you reading this). e tentemos voltar com o que eu acredito ser uma programação normal...

Ps2.: Data em que eu planejei isso (24/01/2008 às 13:06)

Ps2a.: Edit (JUL-06-2016): E finalmente uma revisão do texto... Português...OK... Imagens...OK... Links... Grande maioria down... Expectativas de que Nagaru Tanigawa-sensei um dia retorne a série... OK... eu acho...

Ps3.:
O caminho para o Haruhiismo - "Bem, eu não vou me aborrecer tentando para-la. É ela quem esta perdendo tempo e não eu"
  • Facebook
  • Disqus
  • 2Blogger
comments powered by Disqus

2 Verdades

Kurogane disse... [responder]

Wow, I can't believe you actually translated the whole post! I'm honored.

mr.Poneis disse... [responder]

Well, the thing take a good time to work you see…

But the text was worth.

Thanks again

see ya
mr.poneis