Até mais ver: A princesa e o Dragão parte 3 "Seis Flores"

domingo, novembro 02, 2008

A princesa e o Dragão parte 3 "Seis Flores"

Kishishishishi...


__Bom, mais um post de reminicências... Tanto pra escrever, tão pouca vontade. Provavelmente é a falta de exercício. Bom, o que tem de ser feito, vai ter de ser feito cedo ou tarde, eu gostando ou não e vai (muito provavelmente) fazer um barulho estranho junto. É inevitável. Entregue a vocês sem qualquer garantia de qualidade (visto a data e hora em que está sendo redigido), mais um produto Até Mais Ver: meu post sobre O Mundo de Sofia.

__ clap clap clap

Jostein Gaarder Sofies Verden

__ Puxando pela memória e com uma olhada aqui e ali pelo pdf (o livro está emprestado), somos apresentados a pequena Sofie Amundsen, que com 14 e poucos anos, leva uma vida pacata no subúrbio de alguma cidade pequena da Noruega no distante maio de 1990. E então, certo dia ela recebe uma carta anônima que perguntava: "Quem é você?". De todas as reações possíveis que a menina podia ter tido perante a situação, ela simplesmente para e pensa a respeito. Afinal quem era Sofie Amundsen?

__ E no decorrer das suas instrospecções ela é incumbida de nova tarefa. Um senhor, major da ONU que atualmente trabalha no Líbano envia periódicamente aos cuidados de Sofie, cartas que devem ser entregues a sua filha, Hilde Moller Knag. O ponto é que Sofie faz tanta idéia de quem possa ser Hilde quanto faz idéia de quem ela mesma é no momento. Ou seja, só o fato que ambas aniversariam no 15 de junho. E é enquanto vivencia tão pitoresco cenário o leitor ainda pode se beneficiar de um prático curso de história da filosofia. De fato uma barganha.
__Particularmente, eu nunca fui muito interessado em filosofia. O livro mesmo, eu só fui ler porque a minha irmã comprou num impulso. Coisas que só acontecem uma vez na vida e outra na morte sabe. Como ela já estava praticamente de malas prontas pra ir pro Japão, pediu uma sugestão de leitura. Na época eu havia ouvido de uma ou duas pessoas que o livro era legal. E pouco tempo depois ela apareceu com o livro. No fim acabou que ela terminou o livro todo antes de pegar o avião e o livro agora está emprestado para uma prima nossa. E em algum lugar desta história eu acabei lendo também.

__E este último parágrafo era pra explicar uma coisa que ficou clara pra mim durante a leitura: "filosofia é o estudo do porque das coisas". Eu merecia levar um tsukkomi por isso, mas enfim um dos grandes méritos da filosofia até então é que ela é coisa para poucos. Resumindo, para compreender filosofia, você tem de se tornar um filósofo. E antes que isto se torne ainda mais redundante, passemos ao próximo tópico...

__... Que são os filósofos, e como cada um deles contribuiu de forma tão rica para a formação da filosofia como a conhecemos, ou não (o livro deixa a seu critério). Desde os primeiros contadores de causos da longínqua Grécia até os conceituados pensadores dos dias de hoje. Seria edificante falar deles todos neste post, mas a fadiga me impede. Você pode ter uma amostra disso aqui e aqui.

__Sobre a pequena saga da Sofie, algo que deve ser mencionado é como ele complementa todas as aulas distribuídas pelo livro. Seja através das experiências práticas que ela realiza enquanto estuda, seja através de conversas que ela tem com os outros pessoas. E talvez o destaque aqui é que isso não interfere com a vida dela (talvez só um pouco). Filosofia é algo que qualquer pessoa está apta a praticar, independente de tempo ou espaço. No mais, eu posso dizer que o ponto alto do livro é quando a Hilde aparece na história. E que o final deixou um pouco a desejar , embora de fato não pudesse ser de outro jeito (talvez). Mas isso é apenas uma conjecturação.

__Bom, o filme, não consegui ver ele todo ainda, e também não gostei muito do que eu já vi. Só pra mencionar algo aleatório aqui, fica dito que eu não estava esperando muito do filme mesmo. E parece que o livro também rendeu um jogo pra PC, que parece bem mais interessante.

__E é isso. Pra quem gosta de filosofia o livro é um prato cheio e fundo (Se você segue este guia, a recomendação é em dobro). E pra quem gosta de um bom enredo também. A menina dos fósforos agradece.

Carpe Diem, Até mais ver
mr.poneis

Ps.: Algumas reminicências pro domingo, ou o que sobrou dele:

__Sobre o negócio do japonês que levantou uma petição pra casar com uma personagem de anime. Eu perdi o link que o virgulino me passou, mas você pode ler o post no Lobo Downloads (O título ficou muito bom). Minha opinião sobre o assunto. Foi só eu que achei a idéia absurda? Filosofem um pouco sobre isso. Teve um cara que queria licensa pra casar com o seu PS2 e uma mulher que queria casar com o seu cachorro. Até aí normal.

__Agora sobre personagens de anime, eu sou otaku, hikikomori e NEET que considera muitos personagem 2D tendo tanta substância quanto qualquer pessoa de carne e osso. Isso é fato. O que me incomodou com esta história toda foi o seguinte. A propriedade intelectual. Mesmo que o cara compre um papel que diz que ele é legalmente casado com uma personagem como fica a pessoa que criou tal personagem nesta história? E como fica a personagem? Definitivamente este tipo de relação unilateral é deveras problemático.
__Enfim, outro tsukkomi pra mim, por estar dissertando sobre algo assim ...

ps2.: readicionado o blogroll, com algumas modificações. Viva a anarquia! (~puff ...)

ps3.: Créditos das imagens. Danbooru (Recomendado para maiores de 18)

  • Facebook
  • Disqus
  • 4Blogger
comments powered by Disqus

4 Verdades

Virgulino disse... [responder]

Mais um bom livro que eu comecei a ler e não terminei, não por não ter gostado e sim por falta de oportunidade. A propósito, discordo do trecho que diz que "para compreender filosofia, você tem de se tornar um filósofo". Depende. Qual é o seu conceito de "ser" um filósofo?

Até mais ver..

Gustavo Borim disse... [responder]

Bom post garoto,

Quanto ao "ser" filósofo, para compreender filosofia tem de ser filósofo e, para ser filósofo, tem de compreender filosofia. Compreende?

Até mais ver e bom fim de semana

Palilo

mr.Poneis disse... [responder]

Ararara~

exatamente isso que o mestre Palilo disse...

até mais ver
mr.poneis

ps.: Fui ver a psicóloga hoje... eu não tenho mesmo salvação.

Unknown disse... [responder]

Muito bom o post.
Demoro mais saiu ele afinal.
Gostei do livro,tem bastante coisa pra pensar.
PS:Nao comprei o livro por impulso,ou foi num sei queria algo pra ler na viagem,claro o livro tava tao legal q terminei d ler antes de embarcar.
Recomendo a leitura do livro...pra quem gosta de filosofia.

ate mais ver