Até mais ver: XV - Amicus certus in re incerta cernitur

segunda-feira, março 10, 2008

XV - Amicus certus in re incerta cernitur

Bom, voltando das férias bem devagar, então aqui vai um post pequeno sobre algo que eu estava matutando hoje enquanto carpia...


Os traidores da Chronos serão punidos com a ira de Cristo!

É mencionado na biografia de Nieztche, uma tal de inversão de valores advinda do cristianismo, algo a respeito de como o forte e orgulhoso foi tornado uma coisa ruim, enquanto o pacato e humilde se tornou algo nobre...

Bom, mas eis eu carpindo (isso está certo?, digo o português, eu tenho mais é que trabalhar mesmo, quando me ocorre o seguinte: o uso do termo "vai se danar" como demonstração de amizade. Estranho!? Sim, mas um tanto comum eu presumo, numa sociedade em que a imagem vale muito, as pessoas tratam estranhos com educação mas se sentem livres pra destratar pessoas a quem consideram. Como se fosse necessário um certo nível de respeito mútuo para merecer uma ofensa alheia.

O que remete ao título deste post(eu acertando título do post e conteúdo? sei lá por que da surpresa...):"Um amigo em necessidade, é um amigo de verdade". Que segundo a minha interpretação (um tanto capenga, diga-se de passagem), tem haver com aquela teoria de Nietzsche" de que a filantropia é praticada apenas com intuitos de autopromoção.

Ou seja, você oferece seus dons para alimentar o seu orgulho, não importa quem seja, mas para ferir seu orgulho e emprestar os dons de alguém, admitir que você não é bom o bastante, mesmo perante um amigo (sabe, eu me viro, não se preocupe) é realmente uma verdadeira prova de confiança.

Eee... queimar a mufa pra ficar escrevendo isso numa segunda parece demais pra mim, mas afinal é o que significa ser blogueiro, desho? Baasta por hoje. Vejamos se eu consigo impor um ritmo para posts diários. Desejem-me sorte!

Até mais ver
Mr.poneis

Ps.: Palilo, espero que não se importe, mas fiz o upload de sua música por você como de costume, só não estou muito certo de ter acertado a música. Como o mp3-codes deu xabu de novo tive de recorrer ao swfupload.

Ps².: Acrescentei também um link para página do futebol clube Nosapa. Visitem!

Ps³.: Algo pra se pensar: "Por que será que quando se come sanduíche de pão de forma, o pão sempre gruda no céu da boca?"

Ps4.: Quanto a reunião, o pessoal vai jogar RPG lá?
  • Facebook
  • Disqus
  • 1Blogger
comments powered by Disqus

1 Verdade

Virgulino disse... [responder]

Concordo com sua observação a respeito dessa inversão de valores, onde a amizade recebe ofensas. Mas não acredito que o motivo seja a influência cristã com a qual Nietzsche justificou a outra inversão de valores. Acredito que essa inversão de valores parte do amigo que é "ofendido", e não do que "ofende". A amizade gera tolerância.

Até mais ver..

PS: Valeu pelo link pra página do Nosapa. Espero que não tenha sido uma demonstração de que você torça por nós.

PPS: O pão de forma não gruda no céu da minha boca.

PPPS: A reunião seria apenas para os membros do blog. Mas o RPG está para ser marcado.