Yonkoma manga (4コマ漫画, "manga de 4 quadros"), ou 4-koma para simplificar, é um formato de quadrinho japonesa que geralmente consiste de tirinhas cômicas que são lidas de cima para baixo. Os quadros são todos do mesmo tamanho e obedecema sequência vertical. Algumas vezes também seguem na direita para a esquerda horizontal ou um estilo híbrido 2x2 dependendo dos requerimentos de espaço na publicação em que vão aparecer.
Estas tiras de quadrinhos aparecem em quase todos os tipos de publicações no Japão, incluindo revistas de mangá, graphic novels, a seção de quadrinhos dos jornais, revistas de jogos, revistas de culinária, e etc. Cada história normalmente se desenvolve nos 4 quadros, embora algum desenvolvimento serial possa ocorrer posteriormente, criando uma possível continuidade na história. Alguns chegam a tanger temas sérios, mas a maioria das histórias são de humor.
Alguns mangás conhecidos que são publicados neste formato incluem Azumanga Daioh, Lucky Star e Sketchbook.
A estrutura narrativa do 4-koma é conhecida com kishotenketsu
O Exemplo a seguir mostra como pode-se aplicar este conceito a um conto de fadas:
Ki (起 ) | Introdução, onde as personagens surgem, e também onde são determinadas outras idéias necessárias ao entendimento da estória. |
Sho(承 ) | Complementa a introdução e segue até a virada. Não ocorrem maiores mudanças. |
Ten (転) | O ponto chave da estória, também conhecido como 'yama' (ヤマ ) or clímax. É a grande virada nos acontecimentos. |
Ketsu (結 ) | Também conhecida como 'ochi' (オチ ) ou encerramento, ele amarra as pontas na narrativa trazendo uma conclusão. |
Traduzido da Wikipedia
Até mais ver
mr. poneis
Ps.: Trazido a vocês ainda numa quarta, graças as opções de agendamento do Blogger
Ps².: Será que eu consigo desenhar um 4-koma pra postar aqui no Blog? E sobre o que seria?
Ps³.: Realmente pensando se esse negócio de posts diários realmente funciona... Só faz parecer o que eu sou um p* dum desocupado. Vou carpir um pouco...
Ps4.: Eu ia pedir pra alguém ler e comentar o post de segunda feira lá embaixo, mas esquece ●