Prezados,
Apresento-lhes nesta seção mais deste assunto que virou moda, começo hoje lançando reportagens do país que, em dados percentuais é o maior culpado (mas não único) por tudo isso e que, mesmo começando a querer negociar, ainda é cético no uqe diz respeito ao assunto.
O Presidente do mundo não apóia nem mesmo que seus estados tomem posições políticas e comerciais a favor do meio ambiente? Só porque California é detentora de grande parte do ouro preto dos Estados Unidos? Ou seria "Estados Desunidos"?
20/12/2007 - 10h55
EUA vetam cortes de emissões de carros da Califórnia
da BBC Brasil
A EPA (agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, na sigla em inglês) vetou na quarta-feira os ambiciosos planos de cortes de emissões de carros e caminhões do Estado da Califórnia.
O diretor da EPA, Stephen L. Johnson, justificou a decisão, que contraria as recomendações unânimes do próprio corpo técnico da agência, dizendo acreditar que o governo federal já apresenta uma solução nacional.
"O governo Bush está concluindo uma clara solução nacional para reduzir o impacto sobre o clima dos veículos, não um confuso amontoado de regras estaduais", disse Johnson.
Ainda nesta quarta-feira, o presidente George W. Bush assinou uma nova legislação sobre energia para os Estados Unidos, que prevê mudanças rumo a uma maior eficiência energética.
Batalha judicial
Agora, a Califórnia deve entrar na Justiça contra a decisão federal e iniciar uma batalha judicial que a própria EPA já espera perder.
Ao todo, 18 Estados norte-americanos, que respondem por 45% da frota de veículos do país, já adotaram ou se propuseram a adotar as regras californianas para emissões, que prevêem cortes de 30% nas emissões de gases do efeito estufa entre 2009 e 2016.
A decisão da EPA foi muito criticada nos Estados Unidos. Essa foi a primeira vez em quase 40 anos que a agência ambiental americana recusou um pedido das autoridades californianas.
Desde 2003, o Estado americano vem aprovando leis cada vez mais rigorosas contra a poluição, baseadas na Lei federal do Ar Puro.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u356844.shtml
carbono
22/12/2007
Schwarzenegger prepara batalha na Justiça contra governo Bush
Cinco anos depois de ter aprovado leis mais restritivas para as emissões poluentes dos automóveis, o estado da Califórnia (oeste) se diz disposto a iniciar uma batalha judicial contra o governo Bush, para quem o estado não tem o direito de aplicar essas normas.
Foi o próprio governador Arnold Schwarzenegger, republicano como George W. Bush, quem manifestou na quinta-feira (20) seu descontentamento.
"A recusa da EPA (Agência Federal de Proteção do Ambiente) de autorizar a aplicação de normas mais limpas para as emissões dos veículos não pode ser defendida legalmente, e é outro exemplo do fracasso para se tratar das mudanças climáticas com a seriedade que ela requer", afirmou o governador em um comunicado.
Schwarzenegger, que transformou a luta contra o aquecimento global em uma das prioridades de seu segundo mandato, anunciou um contra-ataque na justiça "nas próximas três semanas".
A Califórnia votou, em 2002, uma lei que impõe aos construtores de automóveis uma redução de 30% entre 2009 e 2016 das emissões poluentes dos veículos.
Entretanto, segundo a lei americana, a Califórnia deveria receber uma autorização da EPA antes de poder aplicar essas novas normas.
A posição da agência já era esperada pela Califórnia, assim como pelos outros 17 estados comprometidos em estabelecer normas similares. No total, quase a metade dos veículos vendidos nos Estados Unidos poderiam ser obrigados a se submeter a estas novas normas de emissões de gases do efeito estufa.
A administração Bush segue rechaçando, como já ocorreu em Bali na semana passada, fixar objetivos concretos para as reduções de gases de efeito estufa.
Para explicar a decisão, adotada segundo o jornal The Washington Post contra a opinião de colaboradores, o diretor da EPA, Stephen Johnson, utilizou a lei sobre a Energia, promulgada na quarta-feira pelo presidente Bush. Segundo ele, essa lei irá proporcionar "uma solução nacional clara" e não "um conglomerado de remendos confusos de leis dos estados" para atacar as emissões poluentes dos veículos.
O Congresso aprovou essa semana um texto sobre energia que obriga, pela primeira vez em 30 anos, os fabricantes a produzir veículos que consumam menos combustível. (Yahoo Brasil)
http://www.ambientebrasil.com.br/noticias/index.php3?action=ler&id=35475
PS: Eu pago para ver a solução mágica do tio Bush, até já sei: Será algo que salvará o homem no FUTURO, nada no presente, tipo veículos movidos à célula combustível quais a toyota, a peugeout e outra marca alemã estão investindo pesado, tecnologia que todos dizem que salvará o mundo mas não agora, ALGUM DIA ficará pronta para ser lançado no mercado, apesar de ser estudado desde 1980.
PPS: A Folha, o Yahoo e o Ambiente Brasil podem processar-nos por lançar reportagens deles sem autorização?
PPPS: Usem sempre filtro solar, feliz natal e ano novo.
Até mais ver
Palilo
sábado, dezembro 22, 2007
Facebook Disqus - 2
Blogger
2 Verdades
- Gustavo Borim disse... [responder]
-
Creio que uma das "soluções" do referido acabo de achar:
"Bush vê na energia nuclear a melhor solução contra o efeito estufa...
..."Se alguém é verdadeiramente sério sobre como enfrentar os gases de efeito estufa, deveria ser um simpatizante maior da energia nuclear", assinalou...."
http://www.ambientebrasil.com.br/noticias/index.php3?action=ler&id=35450
Até mais ver
Palilo - 22 de dezembro de 2007 às 16:20
- Emi disse... [responder]
-
oioi :]
:D posso agradecer por ter dado um up na minha auto-estima pra postar? ^^ brigada pelos comentários! li os posts daí de baixo e gostei bastante; parabens pelos textos viu =)
feliz natal meio adiantado! =* - 23 de dezembro de 2007 às 05:21
Assinar:
Postar comentários (Atom)