30/11/2007
OMS vai declarar trabalho noturno um 'provável' cancerígeno
Em dezembro, a Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (AIPC), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a doença, classificará o trabalho à noite como um "provável" cancerígeno. Isso colocará o turno da noite na mesma categoria dos esteróides anabolizantes, luz ultravioleta e fumaça de diesel.
Se a teoria do turno da noite se mostrar correta, milhões de pessoas, em todo o mundo, serão afetadas. Especialistas estimam que quase 20% da população economicamente ativa do mundo desenvolvido trabalha à noite.
Trata-se de uma reviravolta surpreendente para uma idéia inicialmente considerada "maluca" por cientistas, diz o epidemiologista Richard Stevens, que em 1987 publicou um artigo sugerindo uma ligação entre iluminação à noite e câncer de mama.
Na época, ele tentava descobrir por que a incidência de câncer havia disparado a partir dos anos 30 nas sociedades industrializadas, onde o trabalho noturno era visto como um sinal claro de progresso. Muitos pesquisadores ficaram aturdidos com a idéia.
Mas em anos recentes, diversos estudos têm mostrado que mulheres que passam muitos anos trabalhando à noite realmente têm maior tendência para desenvolver câncer de mama, e que animais que têm seus ciclos de luz e escuridão confundidos desenvolvem mais tumores, e morrem mais depressa.
Algumas pesquisas sugerem que homens que trabalham à noite correm mais risco de câncer de próstata.
Como esses trabalhos foram realizados principalmente em enfermeiras e tripulações de linhas aéreas, estudos maiores, em populações mais diversas, são necessários para confirmar ou desmentir a relação.
A idéia de que trabalhar em turnos pode elevar o risco de câncer ainda é causa de ceticismo, mas muitos estudiosos possivelmente mudarão de idéia quando a AIPC publicar o resultado de sua análise, na edição de dezembro da revista especializada Lancet Oncology.
Segundo o diretor do Programa de Monografias da AIPC, Vincent Cogliano, "existe um padrão suficiente nas pessoas que fazem o turno noturno para reconhecer uma elevação no câncer, mas não podemos eliminar outros fatores". Isso significa que há uma correlação entre trabalhar á noite e risco aumentado, mas o câncer pode estar sendo causado não pela atividade noturna, mas por alguma outra coisa que as pessoas que trabalham à noite fazem, e que não foi isolada na pesquisa.
Cientistas suspeitam que o trabalho noturno é perigoso porque confunde o ritmo circadiano, o relógio natural do corpo.
O hormônio melatonina, que pode reprimir a formação de tumores, normalmente é produzido à noite. Luz interrompe a produção da melatonina, o que pode ligar a iluminação artificial contínua ao câncer. Privação de sono também pode ser um fator. (Estadão Online)
http://www.ambientebrasil.com.br/noticias/index.php3?action=ler&id=35024
Até mais ver
Palilo
domingo, dezembro 02, 2007
Facebook - 4
Disqus - 4
Blogger
4 Verdades
- Virgulino disse... [responder]
-
É por isso que quando fico até de madruga na net eu apago a luz.
Até mais ver.. - 2 de dezembro de 2007 às 13:02
- Gustavo Borim disse... [responder]
-
Creio que não faça muita diferença devido a luz do monitor, não?
Até mais ver
PS: Cade a ofensiva prometida a mim?
Hasta luego - 2 de dezembro de 2007 às 15:24
- Virgulino disse... [responder]
-
A ofensiva foi adiada por tempo indeterminado por motivo de necessitar ser melhor embasada.
Até mais ver.. - 2 de dezembro de 2007 às 21:21
- mr.Poneis disse... [responder]
-
Acho que com isso, minha expectativa de vida diminuiu em mais 4 ou 5 Anos...
Y: Bom, ela já não era muito alta mesmo!
Até mais ver
三留 (mr.Poneis)
Ps.: Dois Pontinhos... - 3 de dezembro de 2007 às 13:44
Assinar:
Postar comentários (Atom)