Até mais ver: Você também é um animal estranho!

quarta-feira, outubro 08, 2008

Você também é um animal estranho!

Digitar, digitar, digitar. Tá certo, pra atualização capenga de hoje, vamos de copiar e colar mesmo. De qualquer jeito é um conteúdo instrutivo:

Este texto que segue abaixo foi escrito por Nizan Guanaes, na condição de paraninfo de uma turma que se formava pela Faap (SP). Olhem só o que o publicitário escreveu... (deve ser por isso que é um dos melhores redatores do mundo e dono da DM9, aquela dos bichinhos da Parmalat):

Carta de Nizan Guanaes

'Dizem que conselho só se dá a quem pede. E, se vocês me convidaram para paraninfo, estou tentado a acreditar que tenho sua licença para dar alguns.Portanto, apesar da minha pouca autoridade para dar conselhos a quem quer que seja, aqui vão alguns, que julgo valiosos:

Não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro. Ame seu ofício com todo o coração. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como conseqüência. Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser um grande bandido, nem um grande canalha.Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro.Hitler não matou 6 milhões de judeus por dinheiro.Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro. E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham porque são incapazes de sonhar. E tudo que fica pronto na vida foi construído antes, na alma.

A propósito disso, lembro-me de uma passagem extraordinária, que descreve o diálogo entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário texano. O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse:

- Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo.

E ela responde:

- Eu também não, meu filho.

Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário. Digo apenas que pensar em realizar tem trazido mais fortuna do que pensar em fortuna.

Meu segundo conselho: pense no seu País. Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si.Afinal é difícil viver numa nação onde a maioria morre de fome e a minoria morre de medo. O caos político gera uma queda de padrão de vida generalizada. Os pobres vivem como bichos, e uma elite brega, sem cultura e sem refinamento, não chega a viver como homens.

Meu terceiro conselho vem diretamente da Bíblia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito. É exatamente isso que está escrito na carta de Laudiceia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito.É preferível o erro à omissão. O fracasso, ao tédio. O escândalo, ao vazio. Porque já vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso. Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso.Colabore com seu biógrafo. Faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, não jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido.

pausa pros olhos... créditos Tony Taka

Tendo consciência de que, cada homem foi feito para fazer história.Que todo homem é um milagre e traz em si uma revolução. Que é mais do que sexo ou dinheiro.Você foi criado, para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, e caminhar sempre, com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra.Não use Rider, não dê férias a seus pés.

Não se sente e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do quotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer:'Eu não disse?? 'eu sabia!!'Chega dos poetas não publicados! Empresários de mesa de bar.

Pessoas que fazem coisas fantásticas toda sexta de noite, todo sábado e domingo, mas que na segunda não sabem concretizar o que falam. Porque não sabem ansiar, não sabem perder a pose, porque não sabem recomeçar.Porque não sabem trabalhar.Eu digo: trabalhem, trabalhem, trabalhem. De 8 às 12, de 12 às 8 e mais se for preciso. Trabalho não mata. Ocupa o tempo. Evita o ócio, que é a morada do demônio, e constrói prodígios.



O Brasil, este país de malandros e espertos, dá vantagem em tudo, tem muito que aprender com aqueles trouxas dos japoneses. Porque aqueles trouxas japoneses que trabalham de sol a sol construíram, em menos de 50 anos, a 2ª maior megapotência do planeta. Enquanto nós, os espertos, construímos uma das maiores impotências do trabalho.Trabalhe! Muitos de seus colegas dirão que você está perdendo sua vida, porque você vai trabalhar enquanto eles veraneiam.

Porque você vai trabalhar, enquanto eles vão ao mesmo bar da semana anterior, conversar as mesmas conversas, mas o tempo, que é mesmo o senhor da razão, vai bendizer o fruto do seu esforço, e só o trabalho lhe leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhecerão.E isso se chama 'sucesso'.Seja sempre você mesmo, mas não seja sempre o mesmo.

- Nizan Guanaes
Até mais ver
mr.poneis

ps.: Créditos para Mariana Ribolli de quem eu recebi o e-mail. Já a imagem do dente de leão, eu peguei do As melhores lembranças dos anos 80 e 90. Não que tenha muito a ver com o post, mas ele se mexia quando você batia palmas...



ps2.: Talvez eu devesse levar este post a sério, e fazer o próximo post de punho próprio. Algo sobre Eyeshield 21 talvez.

ps3.: Editando um pouco e adicionando algumas imagens.

ps4.: Acabei de assistir Lucky☆Star. Em uma palavra: Perfeito.

ps5.: Quero ver até quando este ânimo vai durar...
  • Facebook
  • Disqus
  • 4Blogger
comments powered by Disqus

4 Verdades

Phil Souza disse... [responder]

eye shield?!? Adoro!!! Confesso que li os primeiros volumes apenas mas achei a idéia genial. Nunca imaginei um manga de futebol americano me chamar atenção como me chamou.

mr.Poneis disse... [responder]

Ousu! Retribuindo a visita. Texto legal esse, embora seja suspeito pra falar pois nunca joguei muita coisa além de 3D&T. Mas se o caso é interpretação, a quilometragem pode variar tendo regras ou não.

Acho que teve uma vez que eu estava mestrando e coloquei um grupo de 3 cachorros pra enfrentar um ladino/bobo. Quando o ladino decidiu que ia partir pra cima dos cachorros, me disseram que tinha uma regra de que cachoros faziam 3 ataques por rodada (duas patadas e uma mordida). Era uma das primeiras vezes que eu estava mestrando então achei que devia ser feito. A interpretação de desespero do ladino versus os cachorros foi bem próxima do real... E eu ainda não lembro como, eu sei que o ladino escapou, de alguma forma...

Sobre Eyeshield 21: agora que você falou eu fui checar o manga (eu só vi os primeiros 15 episódios do anime até agora). É incrível a capacidade que aquilo tem de tornar um esporte como o futebol americano algo interessante. Talvez seja uma característica básica de mangás de esporte. Mas into são conjecturações. A idéia básica era fazer um review, mas tentar fazer uma adaptação pára 3D&T não parece uma má idéia agora.

Até mais ver (eu espero...)
mr.poneis

ps.: Buttomasu! Ya-Ha! (muito legal isso)

Virgulino disse... [responder]

Concordo com o texto, com algumas sérias ressalvas. Mas, de forma geral, é muito bom.

Até mais ver..
PS: Qual anime é esse Lucky Star mesmo?

mr.Poneis disse... [responder]

Lucky Star é aquele anime sobre vida cotidiana (Slice of Life)

Lucky☆Star

até mais ver
mr.poneis