Até mais ver: Monstro sensível

terça-feira, agosto 02, 2016

Monstro sensível


(CIm: Random Curiosity)

E em todos estes anos nesta indústria vital... eis que notei que por mais eclético que eu gostasse de me gabar que é este blog, notei que nunca nos envolvemos com a nobre arte culinária... A palavra já apareceu algumas vezes mas sempre fora do contexto. Eu até faria aquela piada sobre entender apenas da arte do comer... mas meu físico atual torna isso uma controvérsia...
Para que um coma é necessário que um deva morrer.
Um deve comer para viver e não viver para comer.
E então que por sugestão do Virgulino, resolvemos corrigir este erro... Então porque não adaptar as pressas uma sobremesa popular, do popular manga/anime de culinária, Shokugeki no Souma? Dito isso provavelmente vamos com a abordagem mais simples possível... sem fotos ou um vídeo com uma daquelas montagem com que o anime nos brinda e que faz tudo parecer mais impressionante...

Notificando a vocês que para compor esta receita o Virgulino (provavelmente) está seguindo todas as normas de segurança necessárias e que todas as instruções aqui listadas são livremente traduzidas da página Emina Cisum no wattpad, que por sua vez adaptou a receita do omake contido no volume 10 do manga. Sem mais delongas... Eis a receita:
Primeira camada - Praline (Ou pé de moleque de amêndoas)
- 100g de amêndoas tostadas, fatiadas e sem sal;
- 100 de açúcar superfino
- 3 colheres de sopa de água
- 1 colher de sopa de manteiga
Preparo:
[1] Seque as amêndoas em uma frigideira e reserve
[2] Em uma outra frigideira, combine o açúcar e a água e leve ao fogo médio até que adquira um tom entre marrom e dourado. Remova do fogo, adicione a manteiga e misture bem.
[3] Adicione as amêndoas e misture bruscamente. Coloque a mistura em uma forma untada e espalhe de forma a obter uma camada bem fina. Deixe esfriar e reserve
Segunda camada - Semifreddo (Meio sorvete?)
- 200ml de creme
- 80g de amêndoas
- 2 ovos
- 150g de queijo mascarpone (opcional)
- 6 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de limoncello
Preparo:
[1] Seque as amêndoas em uma frigideira e depois de frias triture-as grosseiramente.
[2] Separe as gemas e as claras em recipientes diferentes. Adicione o queijo mascarpone e as amêndoas as gemas e as misture homogeneamente.
[3] Separe o açucar em três porções iguais, bata as claras em uma batedeira e adicione cada porção açúcar lentamente. Continue batendo até obter um merengue bem firme.
[4] Bata o creme até o ponto em que ele forme leves picos, adicione os passos (2), (3) e o limoncello, misture com uma espátula e reserve.
Terceira camada - Base (Pão de Ló x Biscuit Joconde)
- 1 ovo
- 40g de açúcar superfino, pó de amêndoas (opcional)
- 15g de farinha fraca (?)
- 1 clara de ovo
- 1 colher de sopa de manteiga e açúcar superfino
- 2 colheres de sopa de limoncello
Preparo:
[1] Leve uma forma untada ou forrada com papel vegetal. Pré-aqueça o forno a 180°C - 190°C".
[2] Bata a clara em um recipiente enquanto adiciona o açúcar lentamente. Até o ponto em que forme picos firmes.
[3] Quebre o outro ovo em um recipiente separado e bata até engrossar. Peneire o açúcar, a farinha fraca e o pó de amêndoas sobre a gema e misture consistentemente.
[4] Aqueça a manteiga no microondas e misture com os passos (2) e (3). Combine-as gentilmente usando uma espátula
[5] Coloque o passo (4) dentro do passo (1) e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 12 minutos. Retire do forno e reserve.
[*] Uma dica da autora do post é que você pode substituir todo este processo por um pão-de-ló ou castela da padaria mais próxima.
Quarta camada Lemon curd italiano (Opcional)
- 1 limão
- 1 ovo
- 3 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 6 colheres de sopa de açúcar
Preparo:
[1] Adicione água a uma frigideira para preparar um banho maria
[2] Passe o limão no ralo fino para remover algumas de suas raspas, então esprema esprema o seu suco e reserve.
[3] Bata o ovo e coloque-o em uma panela adicione o passo (2) o azeite e misture bem. Leve a mistura ao banho maria e continue mexendo.
[4] Continue mexendo bruscamente por aproximados 10 minutos ou até que o coalho atinja a consistência desejada. Retire do fogo, espere esfriar e reserve.
Etapa final Arrumando todas as camadas
[1] Espalhe a praline igualmente no fundo de uma forma de bolo. Jogue a massa do semifredo sobre ela.
[2] Recorte os excessos do pão de ló para que ele se adeque ao formato da forma de bolo.
[3] Pincele o pão de ló com o limoncello e espalhe o coalho de limão sobre ele.
[4] Vire o passo (3) de ponta cabeça e encaixe-o sobre o passo (1). Cubra o resultado com filme plástico e leve para gelar por 3 horas ou até que fique bem firme... o que vier primeiro.
[5] Vire a forma de ponta cabeça e deixe que o pão de ló deslize para fora. Corte em fatias e sirva.
Bom, devem haver mais alguns detalhes para acertar com o tamanho do post e a adição de mais alguma coisa aqui ou ali (ou não)... Mas por hora já estou bastante satisfeito com o resultado.

Até mais ver
mr. Poneis

Ps1.: Mais algumas considerações:
Ps1.1.: As amêndoas não são um negócio mandatório. Substitua pela castanha de sua preferência. Para caso de alergias, algumas variedades de biscoitos crocantes também são ótimos substitutos.
Ps1.2.: É suposto que o limão para a receita é o tipo siciliano que é o mais próprio para o preparo de doces. Mas outras variedades podem vir a calhar também.
Ps1.3: Como o limoncello é alcoólico, você pode substituí-lo por uma essência de limão, e quem sabe até outras frutas de sua preferência. Segue ainda um vídeo com uma receita de limoncello. Link para o vídeo (em inglês)
Ps1.4.: O personagem Mimasaka Subaru atribuiu sua vitória ao uso de limões em conserva. Link para o vídeo (em inglês)
Ps1.5.: Provavelmente o último detalhe a ser mencionado é que tempos de cozimento e temperaturas indicadas podem variar de acordo com a potência e qualidade dos equipamentos disponíveis na sua cozinha.
Ps2.: Agradeçimentos aos sites Chucrute com Salsicha e Inglês Gourmet, com glossários especializados para todas as medidas que foram adaptadas para esta receita.

Ps3.: Para todos que estejam atrás de uma experiência mais rica, com um passo a passo mais detalhado. O canal do youtube Kneading love lançou sua versão da receita com a sugestão prática de substituir o limoncello por essência de limão. Link para o vídeo (em inglês)

  • Facebook
  • Disqus
  • 0Blogger
comments powered by Disqus