Até mais ver: Grande tempestade solar pode matar milhões em 2013, alerta relatório

sábado, agosto 25, 2012

Grande tempestade solar pode matar milhões em 2013, alerta relatório

 
Uma gigantesca liberação de partículas geomagnéticas vindas do Sol poderia destruir mais de 300 dos 2.100 transformadores de alta voltagem que são a espinha dorsal da rede elétrica dos EUA, segundo a Academia Nacional de Ciências americana. Cientistas estimam que, no pior cenário, milhões de pessoas poderiam acabar mortas.
O Sol está em um período de atividade intensa, conhecido como “máximo solar”, que deve atingir seu auge em 2013. Por isso, há um ímpeto por parte de um grupo de agências federais para buscar maneiras de preparar os EUA para uma grande tempestade solar nesse ano.
Especialistas dos EUA estimam em até 7% o risco de uma grande tempestade em 2013. Pode parecer pouco, mas os efeitos seriam tão amplos – semelhantes à colisão com um grande meteorito – que o fato tem atraído a atenção das autoridades.
Apagões isolados podem causar caos, como ocorreu em julho, na Índia, quando mais de 600 milhões de pessoas ficaram sem energia durante várias horas em dois dias consecutivos. Já um blecaute de longa duração, como o que poderia acontecer no caso de uma enorme tempestade solar, teria efeitos mais profundos e custosos.
Há discordâncias sobre o custo, mas especialistas do governo dos EUA e da iniciativa privada admitem que se trata de um problema complexo, que exige uma solução coordenada. Um relatório da Academia Nacional de Ciências estimou que cerca de 365 transformadores de alta voltagem no território continental dos EUA poderiam sofrer falhas ou danos permanentes, que exigiriam a substituição do equipamento.
A troca poderia levar mais de um ano, e o custo dos danos no primeiro ano após a tempestade poderia chegar a US$ 2 trilhões, disse o relatório. As áreas mais vulneráveis ficam no terço leste dos EUA, do meio-oeste à costa atlântica, e no noroeste do país.
A rede elétrica nacional foi construída ao longo de décadas para transportar a eletricidade ao preço mais baixo entre os locais de geração e consumo. Uma grande tempestade solar tem a capacidade de derrubar a rede, segundo o relatório dos cientistas.
De acordo com estimativas do relatório, mais de 130 milhões de pessoas nos EUA poderiam ser afetadas. Andres disse que no pior cenário a cifra de mortos poderia chegar a milhões.
Outros países também sentiriam o impacto se uma supertempestade solar atingisse seu sistema de energia, mas o dos EUA é tão amplo e interconectado que qualquer grande impacto teria resultados catastróficos no país.

 
Até mais ver
Paraquedas

PS: Mais uma para a coleção de "Fim do mundo"
PS2: Quem sabe agora alguém acerta.
PS3: Gostaria de agradecer os leitores do Até mais ver pela contribuição prestada a este blog, pelas cartas enviadas com tanto carinho e pelos votos no prêmio "Topblogs 2012" ao lado direito.
PS4: Também agradecer aos usuários do Facebook que curtem nossa página, já são quase 150! Ou mais quando você estiver lendo.
PS5: E você que quer ver seu conteúdo no blog é só enviar um e-mail para nós. pos-scriptum@hotmail.com

  • Facebook
  • Disqus
  • 7Blogger
comments powered by Disqus

7 Verdades

Anônimo disse... [responder]

E acha que os tranformadores não estão sendo adaptados para aguentar tal tempestade? Caia na real, isso não irá acontecer.

Anônimo disse... [responder]

O idiota, você acha que uma tempestade solar é tipo um ventinho que bate e ja era?
E uma força tremenda é como se agente trombasse com camandas finas do SOL em si, NÃO TEM COMO, SE TIVER INTERLIGADO VAI QUEIMAR TUDO

Anônimo disse... [responder]

e como as pessoas vão morrer??? pq vao ficar sem luz em casa???

José Marchezi disse... [responder]

Partículas geomagnéticas vindas do Sol?!!
Não é q a tempestadade derruba as redes elétricas, ela provoca uma variação intensa no campo magnético da Terra, ou campo Geomagnético, e essa variação induz uma corrente nas redes elétricas que sobrecarrega os transformadores.

Os efeitos de uma tempestade solar seriam muito muito piores se não tivéssemos um campo magnético nos protegendo.

Mas legal o post, gostei mesmo.

mr.Poneis disse... [responder]

Acho que um fenomeno assim já foi gancho pra um anime...

Entre aqueles que venderam a sua alma para a ciência, diz-se que "Não existe possibilidade descartada!"

Quem sabe eu não saia para um banho de sol ano que vem e adquira super poderes?

AS pessoas costumam levar certos tópicos a sério demais...

até mais ver
mr.poneis

Anônimo disse... [responder]

so tenho uma certeza disso td a volta de jesus é verdadeira entao nem me esquento....
tds os fatos que estao ocorrendo no mundo pra mim ...sao passagens biblicas e maravilhaaaaa ...

Comunidade Monoteista Mundial - CMM disse... [responder]

VEJAM ESTE BLOG E SAIBAM O FUTURO
www.comunidademonoteistamundial.blogspot.com