Até mais ver: A ignorância é uma benção!

sexta-feira, outubro 29, 2010

A ignorância é uma benção!

Bom, chineses, coreanos, japoneses... se você perguntar aqui no Brasil, não tem como diferenciar um do outro seja pela cara, seja pela cultura (passei por uma dessas ainda ontem no trabalho). E vejam vocês, por menos que eu goste de tratar do assunto, a idéia geral é de que tal comparação seria o mesmo que dizer que brasileiros e argentinos são iguais (aquela história de que a capital do Brasil é Buenos Aires que sirva de exemplo).

Do lado de cá, futebol, do lado de lá assuntos pra lá de mal resolvidos da Segunda Grande Guerra, que diga-se de passagem acabou mal para os dois lados... (e até alguns meses atrás Little Boy era o nome de um ataque especial que não fazia nenhum sentido para um soco de fogo)

Mas enfim, parece que está rixa tomou os jornais recentemente... dado algumas questões com embargo comercial e incidentes diplomáticos envolvendo representantes dos dois países e tal...

O que me faz redigir este pequeno texto no momento é um evento curioso que se desdobrou disso...

De certa forma interessante, 日本鬼子, lê-se Rìběn Guǐzi (Nihon Onigo no Japão), em português 'demônios japoneses' é o jargão da moda no território chinês. Por trivia 鬼子 Guǐzi, é a referência pejorativa padrão para qualquer um nascido fora do território chinês...

Algo deveras apropriado para uma demonstração de ódio e talz... até a comunidade otaku entrar história e lançarem a campanha: 'Transformem os chineses em Moetards' cujo símbolo é o Hinomoto Oniko, ela aqui:


A piada aqui é que o nome Hinomoto (Terra do sol nascente), é a leitura alternativa para 日本 Nihon/Japão e Oniko é a leitura Onigo... sendo 子(ko) uma forma muito comum de terminar nomes femininos e tal...

Reações chinesaa ao ocorrido...

"Eu não pensei que ia ficar desse jeito... eu simplesmente não entendo esse país" (mr.poneis: Eu também não)

"Foda-se, foda-se. o Japão é um país perigoso. Talvez devessemos admitir a derrota" (mr.poneis: Eu já desisti faz tempo)

Bom, veja você: o Japão pode tornar qualquer coisa Moe: Animais, Pilotos da Segunda Guerra, Heróis da Unificação Chinesa, Carros, Latas de Refrigerante, Baratas... e agora Ofensas, o interessante é que os chineses pareciam ter orgulho dessa...

Nessas horas é bem apropriado parafrasear o Amer "Ainda bem que o Japão é uma Ilha"...

Até mais ver
mr.poneis

ps.: Eu acho que devia explicar o negócio de Moetard mas fica para uma outra vez...

ps2.: Sankaku Complex. Fonte da notícia e onde pode-se conferir toda uma galeria referente a Hinomoto Oniko...
  • Facebook
  • Disqus
  • 1Blogger
comments powered by Disqus

1 Verdade

Virgulino disse... [responder]

Às vezes nos deparamos com coisas, ou pessoas (ou países) que podem ser a personificação de determinados adjetivos. O Japão poderia ser a personificação de "bizarrice" com méritos. Compreender o humor japonês (se é que eu compreendo de verdade, ou apenas acho que compreendo) mudou totalmente minha visão de mundo. Agora, não me surpreendo com criações como a que você descreveu. Apenas me divirto e espero pela próxima. Deus abençoe o Japão!

Até mais ver..