Até mais ver: IX - Te Capiam, Cunicule Sceleste!

terça-feira, janeiro 22, 2008

IX - Te Capiam, Cunicule Sceleste!

Ai vai minha contribuição pra campanha da srta. Pietra...

O Homem que Calculava

CAPÍTULO III


"Onde é narrada a singular aventura dos
35 camelos que deviam ser repartidos por
três árabes. Beremiz Samir efetua uma divisão
que parecia impossível, contentando
plenamente os três querelantes. O lucro
inesperado que obtivemos com a transação."


Poucas horas havia que viajávamos sem interrupção, quando nos ocorreu
uma aventura digna de registro, na qual meu companheiro Beremiz, com grande
talento, pôs em prática as suas habilidades de exímio algebrista.
Encontramos perto de um antigo caravançará¹ meio abandonado, três
homens que discutiam acaloradamente ao pé de um lote de camelos.
Por entre pragas e impropérios gritavam possessos, furiosos:
- Não pode ser!
- Isto é um roubo!
- Não aceito!
O inteligente Beremiz procurou informar-se do que se tratava.
- Somos irmãos – esclareceu o mais velho – e recebemos como herança
esses 35 camelos. Segundo a vontade expressa de meu pai, devo receber a
metade, o meu irmão Hamed Namir uma terça parte, e, ao Harim, o mais moço,
deve tocar apenas a nona parte. Não sabemos, porém, como dividir dessa forma
35 camelos, e, a cada partilha proposta segue-se a recusa dos outros dois, pois a
metade de 35 é 17 e meio. Como fazer a partilha se a terça e a nona parte de 35
também não são exatas?
- É muito simples – atalhou o Homem que Calculava. – Encarrego-me de
fazer com justiça essa divisão, se permitirem que eu junte aos 35 camelos da
herança este belo animal que em boa hora aqui nos trouxe!
Neste ponto, procurei intervir na questão:
- Não posso consentir em semelhante loucura! Como poderíamos concluir
a viajem se ficássemos sem o camelo?
- Não te preocupes com o resultado, ó Bagdali! – replicou-me em voz
baixa Beremiz – Sei muito bem o que estou fazendo. Cede-me o teu camelo e
verás no fim a que conclusão quero chegar.
Tal foi o tom de segurança com que ele falou, que não tive dúvida em
entregar-lhe o meu belo jamal², que imediatamente foi reunido aos 35 ali
presentes, para serem repartidos pelos três herdeiros.
- Vou, meus amigos – disse ele, dirigindo-se aos três irmãos -, fazer a
divisão justa e exata dos camelos que são agora, como vêem em número de 36.
E, voltando-se para o mais velho dos irmãos, assim falou:
- Deverias receber meu amigo, a metade de 35, isto é, 17 e meio.
Receberás a metade de 36, portanto, 18. Nada tens a reclamar, pois é claro que
saíste lucrando com esta divisão.
E, dirigindo-se ao segundo herdeiro, continuou:
- E tu, Hamed Namir, deverias receber um terço de 35, isto é 11 e pouco.
Vais receber um terço de 36, isto é 12. Não poderás protestar, pois tu também
saíste com visível lucro na transação.
E disse por fim ao mais moço:
E tu jovem Harim Namir, segundo a vontade de teu pai, deverias receber
uma nona parte de 35, isto é 3 e tanto. Vais receber uma nona parte de 36, isto é,
O teu lucro foi igualmente notável. Só tens a agradecer-me pelo resultado!
E concluiu com a maior segurança e serenidade:
- Pela vantajosa divisão feita entre os irmãos Namir – partilha em que
todos três saíram lucrando – couberam 18 camelos ao primeiro, 12 ao segundo e
4 ao terceiro, o que dá um resultado (18+12+4) de 34 camelos. Dos 36 camelos,
sobram, portanto, dois.
Um pertence como sabem ao bagdáli, meu amigo e companheiro, outro
toca por direito a mim, por ter resolvido a contento de todos o complicado
problema da herança!
- Sois inteligente, ó Estrangeiro! – exclamou o mais velho dos três irmãos.
– Aceitamos a vossa partilha na certeza de que foi feita com justiça e equidade!
E o astucioso Beremiz – o Homem que Calculava – tomou logo posse de
um dos mais belos “jamales” do grupo e disse-me, entregando-me pela rédea o
animal que me pertencia:
- Poderás agora, meu amigo, continuar a viajem no teu camelo manso e
seguro! Tenho outro, especialmente para mim!
E continuamos nossa jornada para Bagdá.
_____________________________________________________________________
1 Refúgio construído pelo governo ou por pessoas piedosas à beira do caminho, para servir de abrigo aos peregrinos. Espécie de
rancho de grandes dimensões em que se acolhiam as caravanas.
2 Uma das muitas denominações que os árabes dão ao camelo.

Até mais ver
Mr. Poneis'

Ps.: あ! (Download do Livro Via PDL)

Ps².: Adicionei um Link pro Portal Democratização da Leitura, a quem interessar possa
  • Facebook
  • Disqus
  • 9Blogger
comments powered by Disqus

9 Verdades

Princess disse... [responder]

Glad to see your blog. I like the pictures.

Pietra disse... [responder]

Achei interessante, aderiu em partes a minha campanha, pra ficar totalmente dentro tem que ser um artigo da carla perez e tal, brincadeira, nunca exigiria tal post tão mediocre, enfim, não serei capaz de dar aqueles comentários inteligêntes que vocês sempre fazem, criando teorias e causas para o porque do texto, sou apenas uma leitora que se mantém na sua insignificância e assiste (lê) e aplaude.
Até mais !

mr.Poneis disse... [responder]

4 palavras:

Estamos ai pra isso...

Até mais ver
(f-_-)f

Paraquedas disse... [responder]

Estamos aí pra isso?

Queria ressaltar que não entendi...
Também não entendi o por que do Virgulino dizer que você Pietra fez um trocadilho com meu nome Paraquedas.

Aguardo esclarecimentos de ambos.

Visite Páginas em Branco

Mr. Poneis agradeço pelas belas palavras e incentivo ditas a mim outrora.

Virgulino disse... [responder]

Respondendo ao Paraquedas:

"(...)E obrigado pelas boas-vindas, caí aqui de paraquedas (ha ha) e sentei na janelinha metendo o bedelho em tudo.(...)" - Pietra, em comentário no post "Tema semanal", de 13 de Janeiro de 2008

Agora nosso blog tem comentários internacionais! Seria a hora de começar a postar em Inglês??

Até mais ver..

PS: Sim, gente, é só brincadeira. Fora de cogitação postar em Inglês. Não que eu não goste de Inglês, mas acho que estamos no Brasil e fazemos um blog para brasileiros, não?

mr.Poneis disse... [responder]

Poneis Responde:

O "estamos ai pra isso" foi inserido com o mesmo contexto de um "pode contar comigo" ou coisa que o valha, em respoata ao comentário acima, da mestra Pietra. Isso se eu entendi a sua pergunta...
Quanto ao incentivo, assista Kanon. Como eu já disse anteriormente, você pode me dar um soco se isso não curar a sua veia poética.

Em tempo:
Virgulino, estes blogs tem opção para alterar a cor do layout? (Se é que eu entendi o post do outro blog). Se for o caso podemos pintar este aqui de verde?

Até mais ver
(f-_-)f

Ps.: Ainda chocado com o que aquele link "próximo blog" é capaz de fazer...

Ps².: Este blog tem Back-up?

Paraquedas disse... [responder]

Entendi Virgulino. Obrigado pelo esclarecimento.

Não entendi Mr. Poneis, ainda não ficou claro o "Estamos aí pra isso".

Visitem Páginas em Branco

Estou assistindo, porém batalhas estão cessando com o resultado não agradável.

mr.Poneis disse... [responder]

Tentativa n°2: É um blog. Estamos ai pra isso, pra ser lidos(não sei se aplaudidos), pra ser comentados(ou melhor, questionados).
E no meu caso em especial, pra receber "advertências" por ficar colocando gadgets no blog, sem perguntar nada para o dono (pode não parecer mas as minhas intenções são as melhores).

Enfim, acho que é isso...
até mais ver
mr.poneis

Ps.:"Agora, não acredite em você mesmo. Acredite que eu acredito em você. Que eu acredito que você pode fazer isso" — Jeeha Kamina

Virgulino disse... [responder]

Adorei esse seu comentário, mr.Poneis. "Estamos ai pra isso, pra ser lidos(não sei se aplaudidos), pra ser comentados(ou melhor, questionados). " E corrijo-o: o blog não tem "dono". Tem "donos" que decidem democraticamente o destino do mesmo. E, caso a democracia não esteja agradando, podemos escolher um outro sistema de governo.

Até mais ver..