Até mais ver: Decisão X Atalho X Caminho Longo

sábado, outubro 11, 2008

Decisão X Atalho X Caminho Longo

E no final acaba que é assim mesmo...

Se eu planejar para escrever algo acaba que eu não escrevo nada. Tem de ser de improviso mesmo. E com todos os erros a que eu tiver direito. Pra alguém que quiser ler, o meu review de Eyeshield 21 (アイシールド21- Aishirudo nijūichi).

Inagaki Riichiro & Murata Yusuke´s — Eyeshield 21
Esta é a história de Kobayakawa Sena, que sempre correu dos seus problemas. Fraco e covarde durante toda a sua vida foi capacho dos outros na escola. Depois que entrou para o time de futebol americano (forçado) da Deimon High, parece que levar uma vida de estudante sem qualquer atribulação se tornou um sonho distante. O fato é que de tanto fugir e se esquivar de tudo que o afligia , Sena desenvolveu um talento único, que o levaria ser conhecido mais tarde como o running back da velocidade da luz - Eyeshield 21, e também como o Maldito secretário baixinho (mas isso fica pra daqui a pouco).

O que me lembra de uma frase que eu fui ler em outro mangá:

"Não importa se a sua força vem de coisas como odiar algo ou fugir de algum problema. Ainda sim é um poder maravilhoso." - Yotsuba Satsuki, Mahou Sensei Negima

Bom agora o review...

A coisa que mais chama atenção em Eyeshield 21, com certeza é o esporte que é abordado como tema, futebol americano. Aquele esporte onde dois times com gigantes armadurados até os dentes se atracam com a intenção de matar, enquanto chutam uma bola que nem se parece muito com uma bola. Esse é o ponto. Praticamente todo mundo que lê, comenta que futebol americano parece um esporte jogável. Eu incluso. E segundo a Wikipedia desde o ínicio de sua publicação o número de crianças japonesas que começou a jogar amefuto (contração de american football) aumentou bastante.

O manga é bem técnico, mas em nenhum momento chega a ser complicado. Enquanto você aprecia as desventuras de Sena, você assimila quase que instantâneamente os conceitos do jogo. Fundamentos, objetivos, o papel de cada jogador em campo, as jogadas. E tudo se torna mais emocionante que no jogo real, porque você realmente está dentro de cada lance. Lendo você sabe o que estava se passando pela cabeça do jogador no momento em que ele marca, nos momentos que ele falha. De fato, um dos fatores que torna o esporte da ficção algo tão incrível. Mesmo que você seja um geek, que passa a maior parte do seu tempo em frente do computador...

E essa sensação se torna ainda melhor na versão animada, onde você pode acompanhar tudo com imagens coloridas, movimento e som. Aliás destaque pra trilha sonora original, muito gostosa de se ouvir. (E possível próximo tema semanal).

Bom um pouco dos pesonagens:
Kobayakawa Sena/Eyeshield 21 (15 anos):
Tipo sanguíneo: A Data de Nascimento: 21 de dezembro
Jersey: #21
_O herói da história ou quase. Como já supracitado devido a sua pouca assertividade e físico desavantajado não tinha uma vida muito feliz, sendo importunado pelos outros na escola. disposto a mudar de vida decide que vai fazer amigos agora que é um estudante do ensino médio, e pra isso decide entrar em algum clube da escola. A oportunidade surge quando ele descobre que o clube de futebol americano da escola precisa de um secretário (alguém pra cuidar da burocracia, comprar materiais, carregar coisas, tarefas as quais já estava acostumado).

_Mas nem tudo sai como o esperado, pois certa vez quando estava fugindo de apanhar de uns valentões na escola, é descoberto por Yoichi Hiruma e forçado a entrar pro clube de futebol, não como secretário mas sim como jogador. Mas como seus talentos como corredor podiam ser aproveitados não só pelo futebol americado, como também por outros clubes da escola, Sena tem de jogar disfarçado sob a alcunha de Eyeshield 21 enquanto pra todos na escola ele é só o secretário do clube. E é levando essa vida dupla, que ele começa a aprender o lado positivo de encarar os seus problemas, seja com ou sem medo.

_Em 3D&T, você poderia pensar nele assim: F - 0; H - 5 (ele corre bastante mesmo); R - 0 (2pv´s; 2pm´s); A - 1 (3 com o equipamento); Pdf - 0. Vantagens: Superaceleração (sim, ele pode ficar ainda mais rápido quando está com medo); Adaptador (*); Arena (sua cidade). Desvantagens: Fobia (qualquer coisa que faça menção de provocar dano físico nele, é mais covardia mesmo); Baixa assertividade (ele não tem muito sucesso em expressar a sua vontade para os outros); Baixa destreza (a habilidade dele só serve pra correr, em termos de jogo recebe H-3 pra qualquer outro teste que não requira corrida ou esquiva).

Youichi Hiruma (17 anos):
Tipo sanguíneo: Desconhecido Data de Nascimento: Desconhecido
Jersey: #01
_Quarterback e capitão dos Devil Bats. E você com certeza não iria querer saber mais dele do que isso. A pessoa mais temida da escola, provavelmente até o diretor baixa a cabeça pra ele. Dono de uma mente sagaz, uma vasta coleção de armas de fogo e um rosto pro qual poucos conseguem dizer não, você diria que ele já tem de tudo, mas com certeza sua maior qualidade é o fato de que ele ainda não está satisfeito. Afinal, a única coisa que importa pra ele é a vitória. A sim, ele tem um cachorro chamado Cerberus.

_3D&T: F - 1; H - 4; R - 2 (10pv´s, ∞pm´s*); A - 1 (3 com o equipamento) Pdf - 3. Vantagens: Aliado (Cerberus); Adaptador (*). Perícias: Manipulação, Esporte (Futebol Americano). Desvantagens: Má Fama (Praticamente todo mundo tem medo dele, se não tem, deveria). Equipamento: Metralhadoras, Rifles, Bazucas, Granadas e um caderninho preto. (contam como Pdf 10)

Cerberus: F - 4; H - 5; R - 2 (10 pv´s, 10 pm´s); A - 1; Pdf - 0) Vantagens: Aliado: Hiruma

Anezaki Mamori (17 anos):
Tipo sanguíneo: B Data de Nascimento: 24 de novembro
_A guardiã do Sena. Vizinha dele, cuida dele desde pequeno. Superprotetora, sempre estava lá quando ele era abusado. Por sugestão dela que o garoto entra para a Deimon. No início é contra ele entrar pro clube de futebol, mas graças a uma ação rápida de Hiruma acaba deixando e também entra pro clube na condição de gerente. Não sabe que Sena é o Eyeshield 21.

_3D&T: F - 1; H - 2; R - 1 (5pv´s, 5pm´s); A - 0; Pdf - 0) Vantagens: Ela não tem medo do Hiruma (uma grande vantagem nesta história). Perícia: Esporte (Futebol Americano) - Ela decorou todo o livro de regras em uma noite. Especializações: administração e afazeres domésticos.

Kurita Ryoukan (17 anos):
Tipo sanguíneo: AB Data de Nascimento: 7 de julho
Jersey: #77
_Lineman. Único membro do clube de amefuto junto de Hiruma no começo da história, e provavelmente seu único amigo também. Tem força tanto quanto um grande coração, e é por causa dele que Sena decide a príncipio se juntar como secretário. É uma pessoa muito otimista e gosta muito de doces (e qualquer outro comestível).

_3D&T: F - 5; H - 0; R - 5 (30pv´s e 10pm´s); A - 4 (4 com a armadura também); Pdf - 0. Vantagens: Ataque Especial (Funnunaraba!). Perícia Esporte (Futebol Americano)

Raimon Tarou (Monta) (15 anos):
Tipo sanguíneo: B Data de Nascimento: 31 de agosto
Jersey: #80
_Por causa de sua admiração pelo jogador de beisebol Honjou Masaru, a príncipio queria estrar no clube de beisebol, mas teve seus planos alterados, quando foi rejeitado pelo time por não ser num jogador completo (No beisebol é necessário saber de tudo um pouco e ele acabou que se especializou em recepção). Pula alto, tem mãos grandes e por causa de seu treinamento consegue receptar qualquer coisa que joguem nele e tem uma atitude muito positiva sobre tudo (animação MAX!) e sim tem algumas semelhanças com os macacos. Enganado por Hiruma se tornou Wide Receiver dos Devil Bats. Graças as diversas interpretações que se tem de kanji no Japão, Sena achou que seu nome era Kaminari 'relâmpago' Montarou, daí o seu apelido.

_3D&T: F - 1; H -3; R -1 (10pv´s e 2pm´s); A - 0 (3 com o equipamento); Pdf - 0 (mas conta como -1). Vantagens: Salto Aprimorado. Especialização: Recepção (Esportes - Beisebol). Desvantagens: Azarado (vejam por vocês mesmos).

Shin Seijūrou (17 anos):
Tipo sanguineo: O Data de Nascimento: 9 de julho
Jersey: #40

_De todos os rivais de Sena, o ás os Oujō White Knights é com certeza o mais forte. O Linebacker mais forte da história, mesmo jogando na liga escolar, já tem atenção dos times profissionais do Japão. Não é de falar muito, tem uma análise precisa da situação sempre e sua meta é ser o melhor do mundo. Tem dificuldade com eletrônicos.

_3D&T: F - 3; H - 3; R - 3(20pv´s, 20pm´s); A - 3 (3 com o equipamento); Pdf 3. Vantagens: Ataque especial (Spear Tackle), Aceleração, Boa Fama. Perícia: Esportes (Futebol Americano), Desvantagens: Obsessão (Futebol Americano, sim ele parece não entender muitas outras coisas).

The Huh-Huh Brothers
Da esquerda pra direita: Kuroki Kouki (16), Juumonji Kazuki (16), Toganou Shouzo (16)
Tipos Sanguíneos: A/B/O Datas de Aniversário: (02/09)/(10/01)/(13/10)
Jersey: #52, #51, #53
_No começo da série, são três valentões que vem judiar do Sena no primeiro dia de aula (No mangá o Sena "trabalha" pra eles desde a pré-escola). Porque seria muito difícil para o Sena ser o Eyeshield 21 com eles por perto, Hiruma trata de adicioná-los ao seu caderninho preto para mantê-los sobre controle. Ao tentar recuperar sua dignidade acabam sendo recrutados para o time para jogar na Line e acabam pegando gosto pelo esporte. O apelido vem da sua atitude negativa para com os outros de sempre responder com um Huh? pra qualquer um que lhes dirige a palavra. Detalhe: eles não são irmãos

_3D&T: F - 2; H - 1; R -1(5pv´s e 5pm´s); A -1 (3 com o uniforme); Pdf - 0 Vantagens: Parceiro; Desvantagens: Má Fama (afinal eles são delinqüentes); Dívida com o Hiruma. Sim, eles dividem as mesmas estatísticas...

Bom se eu conseguir entender um pouco mais das regras, acho que da pra fazer uma adaptação que emule como se joga isso. Força, Velocidade, Estratégia. É vai ser bem difícil...

Pra quem ficou com vontade de assistir:

Hinata Sou - Eyeshield 21

Meikai Animes - Eyeshield 21

No Japão a série terminou em março deste ano com 1 filme e 145 episódios. Até agora o Fansub Bakarayo só legendou até o episódio #35, e está fazendo um ótimo trabalho, incluindo até mesmo explicações sobre toda a parte técnica no que diz respeito ao jogo.

Até mais ver
mr.poneis

ps.: Mais tarde eu coloco umas imagens aqui.

ps2.: Sou só eu, ou o principal motivo do herói se chamar Sena é esse daqui?

ps3.: Ya-Ha
  • Facebook
  • Disqus
  • 3Blogger
comments powered by Disqus

3 Verdades

Gustavo Borim disse... [responder]

Ótimo garoto, bom review.

É, creio que se chama Sena devido ao Senna.

PS: Quanto jogaremos futebol americano?

Até...

Palilo

Virgulino disse... [responder]

A teoria sobre o nome Sena soa meio desconexa para mim, mas já que não tenho nenhuma idéia melhor...
Quanto a esse esporte, já ouvi falar que, apesar de ter um monte de fortões se engalfinhando, exige um nível de estratégia acima da média dos esportes coletivos de contato. Mas será que esse desenho reproduz bem um jogo de futebol americano ou é como aquele outro de futebol inglês que era meio forçado?

Até mais ver..
PS: Interessante essa idéia de tentar traduzir os atributos das personagens para o 3D&T. Você já tem um estilo próprio de fazer reviews, mr.Poneis(ou você copiou isso de alguém?). E fica a pergunta? Como seriam os atributos de Haruhi-san?

mr.Poneis disse... [responder]

Não esperava comentários tão cedo...

Boa parte das coisas escritas aqui só você vendo o anime mesmo. Porque quando eu comparo Sena e Senna é só a velocidade mesmo.

Nunca parei pra ver uma partida de futebol americano pra valer mas as regras e os fundamentos parecem bem reproduzidos tanto no anime quanto no mangá.

Agora se você está falando de Super Campeões/Captain Tsubasa, sim os personagens são de anime e eles usam Hissatsu, Desperation Moves ou ataques especiais como queira. Coisas como atravessar 40 jardas em 4.2 segundos e receptar bolas na velocidade de carros com uma mão só. E é divertido pacas.

Bom, o estilo base deste tipo de review vem daquelas adaptações de 3D&T da finada Dragão Brasil

Bom vou colocar os links se vocês estiverem interessados...

até mais ver
mr.poneis

ps.: Jogar contra você mr. Palilo? de repente fiquei com dor de dente...

ps2.: Suzumiya Haruhi em 3D&T: F - 2, H - 4, R - 1 (5pv´s,5pm´s), A - 0, Pdf - 0. Desvantagens: Nenhuma. Perícias: Todas e mais algumas (talvez menos desenho e informática). Vantagem: Reformar o mundo do zero sempre que fica de mal - humor.