Até mais ver: Lembrança

quinta-feira, maio 29, 2008

Lembrança

Completa-se hoje 12 anos da morte de José Datrino. A maioria deve estar perguntando "Zé quem?", pois então eu explico: esse é o verdadeiro nome do Profeta Gentileza.
Pois é, acho que ainda não ajudou muito...
Profeta Gentileza tornou-se conhecido por suas inscrições nas pilastras de um viaduto próximo ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O mote principal de sua pregação: "Gentileza gera gentileza, paz, amor à natureza". Sábios e simples pensamentos que a sabedoria do mundo moderno não deixa muito espaço para que sejam aplicados.
José Datrino nasceu em Cafelândia, interior de São Paulo, em 11 de Abril de 1917. Aos doze anos teve premonições de que, após constituir família e filhos, teria que começar a cumprir sua principal missão na terra.
No dia 17 de Dezembro de 1961, já casado, com filhos e dono de um transportadora com 2 caminhões, decide abandonar tudo pela sua missão. Nesse dia houve um grande incêndio num circo na cidade de Niterói, onde mais de 500 pessoas morreram, a maioria crianças. Seis dias após essa grande tragédia ele "muda-se" para o local onde ficava o circo, plantando no local uma horta e um jardim. Consolava os familiares das vítimas da tragédia e pregava sobre o verdadeiro sentido das palavras "agradecido" e "gentileza".
Mas foi bem mais tarde, na década de 80, que ele iniciou sua mais conhecida obra. Nas pilastras do Viaduto do Caju, Gentileza começa a pintar murais com suas críticas ao mundo e ao estágio atual da dita "civilização desenvolvida".
José Datrino faleceu em 1996, aos 79 anos. Com o tempo, seus murais foram pichados e acabaram sendo apagados pela prefeitura com uma tinta cinza. A atitude foi duramente criticada e iniciou-se um movimento para que fosse desfeita tal atitude. Marisa Monte fez parte do coro dos descontentes.
Marisa Monte - Gentileza




Em 1999 foi organizado o Projeto Rio com Gentileza, que em Maio de 2000 terminou a restauração dos murais e garante a preservação desse partimônio urbano carioca.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Gentileza era cristão, de família católica, mas não defendia nenhuma religião. Muito pelo contrário, criticava duramente a igreja católica e o papa. Excetuando-se esse seu lado religioso, seus ensinamentos são capazes de tocar até mesmo um ateu, como eu. Atitudes simples, singelas e que não exigem quase esforço algum de cada um de nós podem ser muito úteis para garantir um mundo mais pacífico e simplesmente mais tranquilo. Não que necessitemos ser passivos. Podemos todos defender nossos pontos de vista, mas sendo gentis estamos um passo mais próximo da conciliação.

Para quem se interessou:
ONG Gentileza: http://www.gentileza.org.br/
Documentário/entrevista com o Profeta Gentileza(aprox. 9 min.): http://www.portacurtas.com.br/pop4_160.asp?cod=4955&exib=5407
Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Profeta_gentileza

Até mais ver..
  • Facebook
  • Disqus
  • 2Blogger
comments powered by Disqus

2 Verdades

mr.Poneis disse... [responder]

Tai alguém pra entrar nos livros da história deste país (ou será que já entrou? Faz tempo que eu não abro um livro de história)

até mais ver
mr.poneis

ps.: o gentileza.org esta fora do ar

ps2.: Mais Gentileza
Profeta Gentileza

+ Profeta Gentileza

Gentileza

Rio com gentileza

Dia 11 de Abril

Anônimo disse... [responder]

Hey guys,

I'm new here.
I'm looking for a [url=http://thirtysecondstomars.forumsunlimited.com/index.php?showuser=398203 ]lawyer[/url]! :(
Can anyone help me out here!?

I've already tried http://www.QSLaw.com